ANBB

 

No dia 23 de agosto de 2024, a diretoria da Associação Nova Barra Bonita se reuniu com representantes da Associação Comercial e Industrial do Recreio e Vargens (ACIR), do 31º Batalhão de Polícia Militar do Rio de Janeiro (BPM), do programa Segurança Presente, da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e síndicos de condomínios locais associados, para discutir questões de segurança e ordem pública na região. Diversos temas foram abordados, incluindo a criminalidade no Terreirão, consumo de drogas em ruas de Barra Bonita e o monitoramento por câmeras de segurança.

 

Atividades criminosas no Terreirão

O encontro começou com a exibição de um vídeo que supostamente mostrava atividades de uma facção criminosa no Terreirão. Em questionamento a respeito da autenticidade do vídeo, foi cobrada explicações ao comandante do 31º BPM sobre a atuação da polícia na área, considerando a existência de um posto avançado da PM na comunidade. Em resposta, o comandante esclareceu que o vídeo é antigo e que o batalhão mantém patrulhamento constante na área, com diversas prisões e apreensões já realizadas. Ele também negou a presença de facções na comunidade, afirmando que o Terreirão, comparado a outras comunidades, apresenta menos problemas de grave intensidade.

 

Consumo de drogas na rua Adina Mera

Foi relatodo, ainda, avistamento de consumo de drogas em um ponto específico da Rua Adina Mera, além de ocorrência de disparos de arma de fogo no dia 17 de agosto. O comandante do 31º BPM garantiu que as patrulhas serão intensificadas na área para coibir a permanência de usuários de drogas. Ele também reforçou a importância da comunicação direta com o batalhão, fornecendo contatos para emergências e denúncias.

 

Atuação do Recreio Presente

Outro ponto discutido foi a atuação do programa Recreio Presente após o incidente de 17 de agosto. A diretoria da associação questionou a eficácia das rondas e pediu uma revisão da abordagem dos policiais em Barra Bonita, ressaltando que os agentes não têm sido vistos patrulhando o bairro como esperado. O major da PM, representante do Recreio Presente, explicou que o foco da equipe são pequenos delitos e furtos, mas se comprometeu a reforçar a presença dos agentes na região.

 

Monitoramento por câmeras de segurança

Em oportuno, abordou-se o tema sobre o monitoramento por câmeras de segurança, uma vez que o espelhamento do sistema com o 31º Batalhão de Policia Militar havia sido perdido com a mudança de sistemas. No entanto, foi informado que uma nova câmera já havia sido instalada na entrada da Avenida das Américas, essa com reconhecimento facial, e já está integrada ao sistema de segurança da PM.

 

Problemas de Ordem Pública

Representantes da SEOP foram informados sobre o estacionamento irregular na Rua Sandro Moreira, onde a retirada de placas de “proibido estacionar” pela CET-Rio tem causado congestionamentos. Houve relato de que, apesar de várias solicitações feitas via aplicativo 1746 e ofícios, o problema persiste. A SEOP se comprometeu a enviar reboques para a Rua Sandro Moreira.

 

Encaminhamentos e compromissos

A reunião resultou em diversos encaminhamentos importantes: a Associação Nova Barra Bonita instalará novas câmeras de segurança integradas ao sistema do 31º BPM; a SEOP intensificará o combate ao estacionamento irregular e outras situações que possam causar transtornos à população local; e o programa Recreio Presente terá suas rondas reforçadas em Barra Bonita, conforme solicitado pelos representantes da comunidade.

 

Essa reunião demonstra o compromisso das autoridades locais e da Associação Nova Barra Bonita em garantir a segurança e a ordem pública na região, respondendo às preocupações da comunidade e trabalhando em conjunto para promover melhorias contínuas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *