Rio vota, nesta quinta, se Barra e Recreio viram ‘Zona Oeste-Sul’

Projeto de lei já foi aprovado em primeira discussão e deve voltar à Câmara.
Jacarepaguá também passaria a fazer parte da nova delimitação.

barra- zona-oeste-sul

Barra da Tijuca pode virar uma espécie de Zona Sul da Zona Oeste (Foto: Mariucha Machado/G1)

Um projeto de lei (PL) que divide a Zona Oeste do Rio em duas — Norte e Sul — deve voltar à Câmara Municipal nesta quinta-feira (13) após ser aprovado em primeira discussão em agosto. A mudança colocaria bairros como Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá na “Zona Oeste-Sul”, enquanto Bangu, Deodoro e Magalhães Bastos fariam parte da “Zona Oeste-Norte”.

O projeto de lei é do vereador Marcelino D’Almeida (PP). Ele justifica a proposta “para que não mais se faça a confusão de dizer que os bairros da Barra da Tijuca e Jacarepaguá também pertencem a região da Zona Oeste”.
“Isso é um absurdo completo. Alguns vereadores daquela área querem dividir ainda mais a cidade. Na cabeça das pessoas já há uma divisão da zona oeste pobre e da zona oeste rica. Isso oficializaria essa ideia. Para que serve isso, para criar mais subprefeituras e cargos comissionados”, diz o vereador Paulo Pinheiro (Psol).
Protocolado em julho de 2015, o projeto de lei só foi votado mais de um ano depois — em agosto deste ano. Parte do texto foi substituído e, ao invés de tirar a Barra da Tijuca da Zona Oeste, decidiu-se que a região seria dividida em duas.

A proposta é a sétima da ordem do dia, mas deve ser votada ainda nesta quinta. Se aprovada por vereadores, como foi na primeira discussão, vai ao gabinete do prefeito Eduardo Paes para ser sancionada.

Fonte: G1