Problemas com ônibus

Ônibus em Barra Bonita

ônibus estacionados no estacionamento do shopping – Fabio Rossi / Agência O Globo/16-2-2016

Os moradores do Barra Bonita também temem perder a tranquilidade desfrutada até aqui. Há duas semanas, um projeto idealizado para dar conforto e melhorar o serviço dos ônibus expressos Recreio-Centro trouxe-lhes, em vez disso, dor de cabeça. Por iniciativa do Shopping Recreio, o ponto final da linha executiva foi transferido da Rua Guiomar Novaes para o estacionamento do centro comercial, onde seria feito um novo terminal, com salas climatizadas e televisões. A mudança, porém, implicou também num novo trajeto, e os veículos passaram a transitar por dentro do condomínio. Após muitas reclamações, os ônibus deixaram de circular pelo Barra Bonita e voltaram ao ponto original, no Recreio. Mas seu trajeto definitivo ainda está em discussão.

— Foi uma negociação entre o shopping e a empresa de ônibus, com autorização da Secretaria municipal de Transportes. Mas o que seria uma vantagem, trazer o ônibus para mais perto, tornou-se um problema. Os veículos entravam pela José Luiz Ferraz (rua pública dentro do condomínio) e acessavam o estacionamento do shopping por um portão para caminhões — explica William Nogueira, presidente da Associação de Moradores do Barra Bonita, para quem o shopping não cumpriu integralmente sua parte no acordo. — O combinado era ter só dois ônibus de cada vez estacionados aqui. Mas às vezes ficavam cinco, seis. As ruas internas são estreitas; isso atrapalhava o trânsito. Fora o barulho.

O percurso por dentro do condomínio foi realizado de 15 a 23 de fevereiro. Os residentes nos edifícios Varandas e Up Life foram os que mais se sentiram prejudicados, pois era pela via entre os dois prédios que os ônibus acessavam o Shopping Recreio. Diante das reclamações, Nogueira e o administrador regional do Recreio, Marcus Ballestieri, foram à CET-Rio e a operação acabou temporariamente suspensa pela Secretaria municipal de Transportes.

— Estamos vendo uma proposta melhor, com calma. A tranquilidade voltou, porque os ônibus pararam de circular aqui dentro. Mas um terminal próximo do condomínio seria um serviço bacana. Mesmo porque andar até o Terreirão é perigoso — diz Nogueira.

Procurados, a operadora Expresso Recreio e o Shopping Recreio informaram que o ponto final voltou à Rua Guiomar Novaes com “o objetivo de manter o bem-estar dos moradores do Barra Bonita”. Os dois disseram que estudos continuam para que uma solução seja encontrada e que os ônibus não voltarão ao estacionamento do shopping enquanto a nova proposta não estiver pronta.

Se depender dos moradores, os ônibus não transitarão mais pelo condomínio. Para Sonia Lossio, moradora do Barra Bonita, o projeto “pulou a fase de planejamento e análise de impactos”:

— Não podemos chamar de projeto, e sim de tentativa e erro. O objetivo final, que é a satisfação do cliente, não estava sendo atendido. Não há espaço para circulação de veículos grandes nas ruas internas. O risco de atropelamento e acidentes era grande, assim como o transtorno na entrada e saída do condomínio.

Fernando Abdalla afirma que procurou o shopping mais de vez, em vão, para tentar reclamar. E lista outras queixas:

— A poluição nos apartamentos aumentou, já que os ônibus ficavam ligados o tempo todo para manter o ar-condicionado funcionando. Além disso, o portão do estacionamento do shopping só abre às 7h, mas eles começavam a chegar às 5h30m e já formavam uma fila aqui dentro.

 

*Notícia tirada de parte da matéria do jornal O Globo. Para ler na íntegra acesse o site do jornal.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + vinte =