Prainha e Grumari terão acesso controlado a partir deste fim de semana

A Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá informa que, tendo em vista a preservação ambiental e o aumento da procura pelas praias da Prainha e Grumari, a partir deste sábado (12/12) o acesso de carros passará a ser controlado, no horário de 7h às 19h, com o fechamento dos acessos das 9h às 15h ou assim que a capacidade de vagas tiver sido atingida. O objetivo é preservar a praia, manter a orla sem irregularidades, com responsabilidade ambiental e cumprindo as determinações da certificação internacional que deu a Bandeira Azul ao Parque Natural da Prainha.

A recomendação é que os banhistas cheguem cedo. O acesso será limitado apenas em relação ao número de veículos que poderão ter acesso ao estacionamento, ciclistas e pedestres terão livre acesso.

O subprefeito Alex Costa explica que esse controle acontecerá durante todo o período de verão, nos mesmos moldes das operações em anos anteriores. Sábados, domingos e feriados, o acesso de carros à Prainha e Grumari será fechado assim que a capacidade do estacionamento (que é de aproximadamente 800 veículos, 200 na Prainha e 600 em Grumari) tiver sido atingida, com controle nos principais acessos das 7h às 19h. Os acessos serão controlados e fechados na Avenida Estado da Guanabara x Estrada do Pontal e na Estrada de Grumari x Estrada Roberto Burle Marx, em caso de total ocupação das vagas de estacionamento oferecidas em áreas definidas.

Quatro painéis móveis orientarão os motoristas nos principais acessos: na Avenida das Américas, no cruzamento com a Estrada Vereador Alceu de Carvalho; na Estrada do Pontal, na Estrada da Guanabara e na Estrada Burle Marx.

Além do controle de carros e pessoas também será reforçada a vigilância a ambulantes, distribuição de produtos ou práticas ilegais na praia, como churrasco, venda de bebidas em garrafas de vidro, ou práticas esportivas como frescobol. Vale lembrar que festas, em estilo lual, com música e tochas na areia, não são permitidas e também serão alvo de fiscalização.

A operação conta com o apoio da Guarda Municipal, CET-Rio, Comlurb, Seop e SMAC.

Hasteamento da Bandeira Azul 2015/2016

Neste sábado, às 10 horas, o subprefeito Alex Costa estará na Prainha para dar início à Operação Verão e para hasteamento da Bandeira Azul para a temporada 2015/2016. A Prainha manteve a certificação internacional, que garante a qualidade da água, areia e todo o ambiente em volta. A bandeira azul foi dada pela primeira vez à Prainha em 2012 e desde então a Prefeitura tem mantido o padrão exigido pela organização internacional.

Este ano, por intermédio do subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, foi executada a obra de recuperação da estrutura da passarela de pedestres e colocadas grades de proteção nesse caminho. Essa obra era uma das exigências dos organizadores para manter a certificação da Bandeira Azul.

– Muito feliz com essa indicação e por ter contribuído para que a Prainha mantivesse essa certificação – resumiu Alex Costa ao saber da confirmação do selo, mais uma temporada.

Fonte: Jornal da Barra