Posto de salvamento é inaugurado na Praia da Macumba

Campanha para arrecadar dinheiro começou com um churrasco

Posto de salvamento é inaugurado na Praia da Macumba

O 2º GMar apoiou o projeto da galera do deque e escala salva-vidas para dar plantão no posto – Agência O Globo / Angelo Antônio Duarte

A “galera do deque” é um grupo de amigos que pratica longboard e se reúne, semanalmente, nos quiosques Rico Point e Point 5W, na Praia da Macumba, para falar de ondas, tomar açaí e relaxar. Mas no último ano essa turma não descansou enquanto não conseguiu pôr em prática o projeto de construir um posto de salvamento no local. Objetivo conquistado, nas últimas semanas, com a unidade já erguida entre os points da turma, o mar ficou em segundo plano, ainda que estivesse com os melhores tubos.

— Não conseguimos parar de admirar a nossa conquista. Há três anos sonhamos com um posto de salvamento para a Macumba. O do Posto 12, que era o que nos atendia, fica muito longe daqui. Já presenciamos muitos afogamentos em que a vítima acabou morrendo porque o socorro demorou a chegar — conta o empresário Djan Madruga.

O ponto de partida para a construção foi um churrasco que um dos participantes do projeto promoveu em seu restaurante para arrecadar verba. Em seguida, veio a busca por parceiros que topassem abraçar a causa.

— Conseguimos, com uma madeireira, toda a madeira usada na construção do posto, que tem estilo polinésio. Uma loja de material de construção deu alguns materiais e dinheiro. No total, conseguimos contribuições de 172 pessoas e 19 empresas — destaca o arquiteto Wil Andrade, que desenhou o projeto da unidade.

Além dos parceiros, a “galera” contou com o apoio da subprefeitura da Barra e do 2º Grupamento Marítimo (GMar).

— Todo o nosso esforço seria em vão se não conseguíssemos as licenças na subprefeitura nem salva-vidas para dar plantão no nosso posto — comemora o analista de sistemas Ronan Amaral.

Fonte: O Globo