campanha praia limpa

Comlurb esquenta o verão com a Campanha #Praia Limpa

campanha praia limpa

 

Começou da Comlurb #Praia Limpa para o Verão 2017, no mesmo local do block letter, blocos de madeira flexível e tratada, com 4,6 metros de largura, 1,5 de altura e 50 cm de comprimento, com a hashtag do projeto, instalado no Arpoador. Renato Sorriso e o grupo Chegando de Surpresa estão por lá, com muita música e alegria, para animar o evento, que conta também com joguinhos infantis para as crianças se divertirem durante o evento, distribuição de camisetas, bonés, e sacolinhas para o descarte correto dos resíduos e para estimular a participação dos banhistas.

A intenção da campanha é incentivar as pessoas a fotografar, compartilhar e participar, por meio de atitudes corretas da manutenção da limpeza, que é uma responsabilidade da Comlurb com a população. A operação de limpeza no verão é intensificada, com 620 garis ao longo de todo o dia catando lixo e esvaziando os contêineres, e disponibilizadas 3.000 lixeiras laranja na faixa de areia para facilitar o descarte correto.

Nesta nova edição da campanha a Comlurb pretende consolidar o bom comportamento dos banhistas, depois que as pesquisas apontaram uma percepção de melhoria, reforçando a conscientização; ampliar a participação efetiva dos barraqueiros e chamar a população para divulgar a campanha nas redes sociais, e assim fazer com que essa ideia se multiplique. Praia Limpa conta também com a parceria do RioÔnibus, LAMSA e CET-Rio ampliando a divulgação da campanha. Além do block letter do Arpoador, outros três já foram instalados no Leme, na Barra da Tijuca e no Pontal do Recreio e também terão as ações de conscientização durante a semana.

O conceito #praialimpa conduz e permeia todas as peças e ações, estimulando a todos a tomarem as atitudes corretas, além de transformar cada um em agente de divulgação.

Praia Limpa

O Praia Limpa, iniciado em 2013, foi evoluindo nos anos seguintes e se tornou um sucesso no verão de 2016, com a aprovação e colaboração da população, depois da limpeza permanente das praias, maior número de contêineres disponíveis para a população e a ampliação das ações de conscientização. A proporção de lixo jogado no chão passou a ser de 30% e de 70% dos resíduos descartados nos contêineres, uma verdadeira inversão do que acontecia até então.

Houve melhoria da percepção de limpeza das praias e da imagem da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro perante a sociedade e os turistas. Durante a estação mais quente do ano, são 620 garis trabalhando em três turnos, 3.000 contêineres na orla do Leme ao Pontal, além dos dispostos nos quiosques. Em 2014 passou a contar com a participação do Programa Lixo Zero, multando quem descartava seu lixo incorretamente.

E em 2016 teve a adesão de artistas e atletas como Evandro Mesquita, Antônio Calloni, Kadu Moliterno, Rico de Souza e Giovane Gávio, que literalmente vestiram a camisa da Praia Limpa e incentivar a população sobre a importância do descarte correto do lixo. Os resultados da operação foram areia e calçadas mais limpas ao final de um dia de praia.

 

Fonte: Jornal da Barra