Capivaras encontradas mortas

capivaras mortas

Divulgação

O Biólogo Mário Moscatelli fez imagens de algumas capivaras mortas no complexo lagunar da Barra da Tijuca . A causa ainda não foi desvendada porém há fortes indícios de ser por causa da poluição.Em sua página social ele alerta para o perigo :

__’ Sugiro que de alguma forma, o município, estado ou a união por meio de seus órgãos ambientais, viabilizem a necropsia de futuros achados (corpos de animais) no sistema lagunar da baixada de Jacarepaguá. Minha sugestão ou melhor, minha solicitação se deve ao grande número de capivaras que vem sendo encontradas mortas nas lagoas da Tijuca e Jacarepaguá, sendo a maior concentração na da Tijuca. Podemos estar diante de um claro sinal que ultrapassamos o limite de resistência até das mais resistentes espécies sobreviventes do sistema lagunar. É provável que encontremos uma “verdade inconveniente” dentro do corpo desses pobres animais que temos condenado a viver CRIMINOSAMENTE em condições profundamente insalubres”, termina o biólogo.

Em nota a secretaria de Meio ambiente e conservação diz que está formalizando uma parceria com a Subsecretaria de Bem Estar Animal para análise necropcial de animais encontrados mortos. E segue dizem que a Patrulha Ambiental ficará responsável por embalar e congelar o animal e a Subsecretaria designará um veterinário para encaminhar à Universidade Castelo Branco, UFRRJ ou ao Instituto Vaitsman para que seja identificada a causa da morte.

Agora é aguardar o próximo encontro e avançarmos para descobrir afinal o que está matando esses animais no sistema lagunar de Jacarepaguá.

 

Fonte: Jornal do Recreio