BOA VIZINHANÇA- 7 DICAS PARA CONVIVER BEM EM SEU CONDOMÍNIO

BOA VIZINHANÇA: 7 DICAS PARA CONVIVER BEM EM SEU CONDOMÍNIO

 

Manter um relacionamento cordial com quem está ao redor torna a vida mais agradável e livre de estresse, principalmente quando se vive em um condomínio. Nesse caso, a convivência com os vizinhos deve ser pautada em condutas que privilegiem o respeito, a fim de evitar problemas e construir laços de boa vizinhança.

Quer saber como conseguir a harmonia entre os vizinhos? Confira agora 7 passos para conviver bem em condomínio!

RESPEITE AS REGRAS

Respeitar as regras do condomínio é indispensável para ter tranquilidade nesse meio social. Portanto, inteire-se sobre as normas e regulamentos que regem a vida em seu condomínio e o que elas ditam sobre o uso das áreas comuns.

Transmita essas informações aos membros mais jovens da família e reforce a importância de seguir as regras. Muitas confusões entre vizinhos têm origem justamente no comportamento de crianças e adolescentes, portanto, fique atento a isso!

SEJA GENTIL

Pequenos gestos são responsáveis por grandes conquistas, por isso, praticá-los faz parte da boa vizinhança. Atitudes simples, como não se esquecer de cumprimentar ou segurar o elevador para o vizinho podem fazer muita diferença no convívio.

MANTENHA SEU PET DENTRO DOS LIMITES

Condutas antissociais dos animais de estimação também são responsáveis por gerar muitas confusões nos condomínios. Preste atenção ao comportamento do seu bichinho: latir demais, invadir apartamentos vizinhos, pular nas pessoas e sujar as áreas do edifício jamais deve ser permitido.

RECEBA NOVOS MORADORES COM CORDIALIDADE

A chegada de novos moradores é um bom momento para propagar a política de boa vizinhança em seu edifício. Portanto, receba-os com cortesia, prontificando-se a auxiliar no processo de adaptação à nova moradia. Nessa situação, é muito útil poder contar com o apoio de alguém que conheça o ambiente e esteja disposto a colaborar. Seja você essa pessoa, e faça a diferença!

SEJA SOLIDÁRIO E ÚTIL À SUA COMUNIDADE

Como os condomínios são meios sociais, a interação interpessoal faz parte da vida que se leva neles. Há os que preferem ser neutros, afinal, não é obrigatório ser solidário. No entanto, para quem pretende ser um bom vizinho, o caminho a seguir é o da empatia. Seja com uma palavra ou gesto, mostrar solidariedade torna não só a vida no condomínio melhor: transforma o mundo em um lugar mais harmônico.

COLABORE SEMPRE QUE POSSÍVEL

Se seu vizinho precisar de um favor e você puder colaborar, não hesite em fazê-lo. É sobre a qualidade das trocas sociais que se lançam as bases da boa vizinhança; hoje, é ele quem solicita sua ajuda, amanhã, quem sabe, não é você quem vai precisar?

MANTENHA SUA POSTURA NAS REUNIÕES DE CONDOMÍNIO

As reuniões de condomínio podem desencadear discussões mais acaloradas. Nesses casos, mantenha a tranquilidade e, por mais polêmico que seja o assunto discutido, não se deixe levar por opiniões alheias e mantenha sua postura de pessoa educada e que sabe viver em sociedade.

Agir com bom senso e incorporar as práticas para a boa vizinhança no cotidiano permitem a você desfrutar a harmonia em seu condomínio.

 

Fonte: Blog Belmmen